Turismo GLBT brasileiro é destaque na Espanha antes da Fitur
16/01 - 18:25
Por: Rafael Massadar, de Madri
Peter Jordan, da Organização Mundial do Turismo
Na noite desta segunda-feira, dia 16, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur)realizou o Seminário LGBT com o objetivo de divulgar os destinos e produtos brasileiros do setor, além de enaltecer o potencial do País. Estivaram presentes profissionais de diversos setores.
O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antônio Lomanto, enfatizou que o Brasil possui diversos destinos para o segmento LGBT. São Paulo e Rio de Janeiro são considerados as capitais gays da América do Sul por oferecerem, além de opções de lazer, um menor grau de preconceito. A capital pernambucana Recife vem se destacando como um dos principais destinos de homossexuais no Brasil.
“O Brasil tornou-se o principal destino gay da América Latina. Para aproveitar a demanda, o Governo Federal vem capacitando diversos setores do turismo para que a recepção seja cada vez melhor. Tudo isso com uma meta, transformar o Brasil em um dos principais destinos LGBT do mundo”, disse.
Um exemplo citado para que a consolidação do plano seja mais rápida, para Marco Lomanto, foi a conquista do Brasil em sediar a International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA) que acontece na primeira quinzena de abril, em Florianópolis-SC, primeiro evento do segmento na América do Sul. “É a primeira vez que a IGLTA acontece na América Latina. Com ela vamos tentar fazer com que o turista que procure o país para este tipo de turismo continue por mais tempo durante a Copa.”
O representante da Abrat-GLS teve o mesmo discurso. Para ele, a cooperação técnica realizada pelo órgão com o Ministério do Turismo vem gerando bons frutos. “Essa estratégia vem fazendo com empresas cada vez mais invistam no setor. Lembrando que o segmento é o que mais gasta, quase o dobro de um turista heterossexual.” Para ele a IGLTA é o reconhecimento de o país encontra-se preparado para receber turistas LBGTs de todo mundo.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) representada por Peter Jordan, responsável pelo estudo que será apresentado nesta quinta-feira, dia 19, durante a Fitur, antecipou o alguns detalhes do estudo. Segundo ele, um dos motivos para que foi a o setor crescesse foi a legalização da união de homossexuais em todo mundo. “Com isso as viagens de lua de mel transformaram-se em um mercado que envolve milhões de dólares por ano.”
Ele também destacou a importância do Rio de Janeiro e Santa Catarina no cenário mundial. E complementou que todos devem estudar o segmento já que o turista homossexual não deseja apenas comprar produtos destinados ao segmento.
O organizador do seminário LGBT na Fitur, Juan Pedro Judela, encerrou as apresentações dizendo que é necessário estudar o setor para conseguir números expressivos economicamente. Citou como exemplo a Espanha que aprendeu com seus erros. De acordo com ele, Madri que era a Capital Gay da Espanha perdeu espaço para Barcelona por falta de uma política concreta para o setor. Destacou, também, a importância do segmento para a economia local em encontra-se em crise.
“Atualmente, Madri voltou a se desenvolver na área. Sua semana Gay já gera 2 milhões de euros devido a estudos que não realizados para revitalizar o segmento na cidade. Foram realizadas treinamentos. O nicho possui muito dinheiro e não pode ser desprezado”, conclui.
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