Espaço LGBT: homossexuais se queixam de homofobia na rua e em espaço familiar
3/1/2011 O Espaço LGBT divulgou relatório onde fica deixa claro que a maior procura pelo centro inaugurado em João Pessoa se dá entre homossexuais jovens e com até um salário mínimo. Dentro da estatística, que abrange 78 pessoas atendidas de junho a setembro, também desponta que a principal queixa é a homofobia sentida na rua ou no ambiente familiar.
Confira abaixo os dado:
Desde meados deste ano, João Pessoa conta com um espaço destinado às lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que tiveram seus direitos violados e foram vítimas de discriminação, preconceito e intolerância pela orientação sexual e identidade de gênero. É o Centro de Referência dos Direitos LGBT e Combate à Homofobia (Espaço LGBT), criado este ano pelo Governo do Estado.
No período de 1º de junho a 30 de setembro deste ano, o Espaço LGBT atendeu 78 usuários vítimas de algum tipo de homofobia. De acordo com levantamento do Centro, 39% dos atendimentos foram feitos a usuários que relataram terem sofrido discriminação na rua e no espaço familiar. Outros 34% disseram ter sofrido violência física, enquanto 15% passou por violência psicológica, 7% alegaram ter sido vítimas de discriminação institucional e 5% relataram abuso financeiro.
Do total de atendidos, 73% são homens e 27%, mulheres. Quanto à orientação sexual, os dados são os seguintes: homossexual (85%), bissexual (9%), heterossexual (6%). Entre os homossexuais, 56% são gays; 17%, travestis; 15%, lésbicas; e 12%, transexuais.
Outros dados:
Faixa etária
18 a 29 anos – 38%
30 a 35 anos – 19%
36 a 45 anos 28%
46 a 70 anos 15%
Cor
Negra 3%
Branca 30%
Parda 60%
Amarela 7%
Renda
Até um salário mínimo – 71%
Dois a três salários mínimos – 8%
Três a seis salários mínimos – 21%
Escolaridade
Ensino Fundamental Incompleto – 21%
Ensino Fundamental Completo – 1%
Ensino Médio Incompleto – 3%
Ensino Médio Completo – 48%
Ensino Superior Incompleto 15%
Ensino Superior Completo – 12%
O que é – O Espaço LGBT é um centro que oferece atendimento e orientação psicossocial e jurídica, promove seminários, cursos e capacitação, além de ações itinerantes de promoção dos direitos de LGBT. Para tanto, propõe a articulação de uma rede de proteção e a garantia dos direitos de LGBT.
Em breve, o local disponibilizará um acervo com livros e publicações, criando uma biblioteca para subsidiar estudo e psquisas nessa área de conhecimento. É também, um ambiente de convivência, com atividades culturais, literárias, de capacitação e de lazer.
O espaço foi criado por meio das secretarias de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no âmbito do Programa Garantia e Acesso a Direitos.
Endereço do Espaço LGBT:
Praça Dom Adauto, 58, Centro, João Pessoa – PB
e-mil: espacolgbt@semdh.pb.gov.br.
Fone: (83) 3214-3095
Secom-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário